8 Dicas simples para uma dieta eficaz

É comum as pessoas sentirem-se desmotivadas quando começam uma dieta, pela dificuldade de resistir a tentações e, muitas vezes, pela restrição aos alimentos que mais gostam.

No entanto, o segredo não está na restrição mas sim em hábitos alimentares que tornam a dieta mais fácil e eficaz. A pensar nisso, o Dicas Caseiras deixa-lhe mais alguns conselhos simples mas muito eficazes que vão ajudar a perder peso de forma fácil e sem grandes sacrifícios.

 

1 – Dizer não à restrição

Quem está de dieta, tem por hábito deixar de comer os seus alimentos favoritos, por achar que são demasiado calóricos. No entanto, apesar de esta restrição levar a uma perda de peso, ela não funciona a longo prazo. Mais tarde ou mais cedo, não irá resistir à tentação e comerá o dobro, para compensar o tempo de restrição.

O segredo de uma dieta está em comer aquilo que gosta mas em porções controladas. Para o conseguir fazer, experimente agendar um dia da semana em que pode comer aquilo que lhe apetece. Assim será mais fácil manter a dieta nos restantes dias.

2 – Dormir bem

A leptina, hormona capaz de controlar a sensação de saciedade, é produzida durante o sono. Se dormir pouco, o seu organismo nãoproduzirá a quantidade suficiente de leptina, o que fará com que tenha mais fome durante o dia e, consequentemente, coma mais e consuma alimentos mais calóricos. Nada melhor que uma noite bem dormida, para uma vida mais saudável.

3 – A Internet como auxiliar

A Internet é um mundo onde se encontra muita informação, o que pode ajudar no emagrecimento.

Experimente ter suportes sobre alimentação via e-mail ou participar em blogs com relatos de pessoas que tentam emagrecer. Todas estas coisas irão fazê-lo sentir que não é o único nesta situação e aumentar a motivação para a dieta.

4 – Comer devagar

A sensação de saciedade demora, aproximadamente, 20 minutos a chegar ao cérebro. Isto é, quando estamos a comer, o cérebro vai demorar cerca de 20 minutos a reconhecer que o nosso estômago está cheio e que já não temos fome.

As pessoas que comem depressa, acabam por consumir mais quantidade de alimentos porque não dão tempo para essa informação chegar ao cérebro e, assim, ainda sentem fome quando, na realidade, o estômago já estácheio.

Mastigar devagar e sentir os sabores e textura dos alimentos é uma boa prática para o controlo do peso.

5 – O telemóvel a ajudar

Experimente programar o seu telemóvel com alarmes de 3 em 3 horas, assim saberá sempre que está na altura de comer qualquer coisa e evita ficar demasiadas horas sem comer, o que resultaria num aumento da fome e no maior consumo de alimentos.

Os alarmes do telemóvel também podem servir para o lembrar de beber água e comer mais fruta. Pode ainda criar uma espécie de Diário Alimentar, ao fotografar todas as suas refeições. Assim saberá sempre o que comeu durante o dia e poderá identificar pequenas falhas na alimentação e corrigi-las.

6 – Acabar com o stress

O stress faz com que tenhamos necessidade de compensar o organismo de alguma forma. A maioria das pessoas faz essa compensação atravé
s do consumo de alimentos, normalmente mais calóricos, com mais açúcar e mais gorduras. Se for uma pessoa com tendência a compensar o stress com a comida, experimente ter ao pé de si alimentos mais saudáveis e arranjar formas de relaxar, como por exemplo, ouvir música ou fazer exercício.

7 – Comer várias vezes ao dia

É errado pensar que para emagrecer tem que passar fome.

Ao passar muito tempo sem comer, o seu metabolismo vai diminuir e, consequentemente, irá comer demais na próxima refeição. Além disso, ao comer também gasta energia nos processos de mastigação e digestão, pelo que o seu metabolismo acelera, ajudando à perda de peso.

Tente comer até seis vezes por dia, nas quantidades adequadas e em horários certos.

8 – Afastar a televisão

Quando vemos televisão o nosso metabolismo descansa e, por isso, precisa de menos energia para funcionar, queimando menos calorias. Quando comemos a ver televisão, não temos noção da quantidade que ingerimos e acabamos por comer demais. Como o metabolismo está mais lento, a comida em excesso resultará num aumento de peso.

Artigo: dicascaseiras.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *