Limpar, tratar, cuidar e reparar móveis e madeiras


Como aplicar óleo num móvel para o limpar convenientemente:

O óleo de cedro ou o óleo de linhaça são os mais indicados para uma limpeza adequada dos seus móveis. A sua aplicação é bastante simples:

Após colocar um pouco deóleo de cedro ou de linhaça no móvel, passe um pano suave e sem pêlos sobre o móvel, no sentido dos veios da madeira. Deixe secar 24 horas e por fim passe novamente com um pano.

Como encerar um móvel para o proteger e dar brilho:

Para retirar as camadas antigas de cera, use palha de aço (número zero ou número 1), juntamente com aguarrás. Pode, como alternativa, usar um produto decapante para ceras. Raspe no sentido dos veios da madeira, mudando com alguma frequência o esfregão e limpando os resíduos de cera com um pano.

Quando a madeira do móvel estiver visível, tire a gordura e limpe a superfície com um pano embebido em amónia ou amoníaco. Poderá tapar pequenos buracos ou fissuras com massa de enchimento ou então betume, da mesma cor. É conveniente colocar um pouco mais do que necessário nas ditas fissuras para depois poder passar com uma lixa de grão fino (200-400).

Para aplicar a cera, use palha de aço fina (número 00-000), fazendo movimentos circulares e fazendo pouca pressão sobre o móvel. Se a madeira for muito porosa é conveniente que sejam aplicadas várias camadas. Continue a encerar até que seja visível uma película de cera. Por fim deixe secar e puxe o brilho do móvel com a ajuda de um pano macio.

Como polir um móvel para lhe dar um brilho intenso ou reavivar cores perdidas:

Para um perfeito polimento, terá que usar vários produtos à base de álcool ou goma-laca. Apesar destes produtos apresentarem um grande brilho, têm a desvantagem de não resistir convenientemente à humidade e ao calor. No centro de um tecido branco, coloque um algodão para polimento. Coloque produto de polir no algodão e embrulhe-o no pano. Depois pressione o pano contra a madeira para sair o produto em excesso. No outro lado do pano, deite algumas gotas de óleo de linhaça e esfregue a superfície de madeira com movimentos em forma de 8. Se vir que o produto de polir está a subir no pano, aumente a pressão, juntando mais liquido caso seja necessário.

Deixe secar, cerca de seis horas e forme um novo conjunto com uma camada dupla de tecido. Agora coloque-lhe álcool e esfregue com suavidade no sentido dos veios da madeira.

 

Como tirar riscos da madeira:

Os riscos na madeira podem ser eliminados usando uma lixa húmida ou seca, dando de seguida um pouco de cera para polir, com um pano macio, para recuperar o brilho inicial.

Para riscos profundos, pode usar várias camadas de verniz transparente até preencher a zona danificada. Poderá ser necessário tratar toda a superfície caso exista uma grande quantidade de riscos ou a se a sua profundidade for grande.

Como tapar cortes na madeira:

Os cortes com maior profundidade tapam-se com produtos de enchimento. Os cortes menos profundos ou almogadelas podem ser tratados eliminando a camada protectora e tratando o local com água e calor (ferro de engomar, bola de tecido e algodão com água a ferver). Deixe secar a madeira inchada. Passe lixa e aplique um tratamento à sua superfície (verniz, cera, goma-laca). Por fim, puxe o brilho.

Como apagar os vestígios de madeira queimada:

Primeiro raspe os vestígios de queimadura com uma lâmina de barbear. Depois passe uma lixa de grão muito fino, terminando com uma camada de acabamento (verniz, cera, goma-laca).

Como resolver o problema de uma mesa ou cadeira oscilante:

Uma das soluções é medir a distância entre o pé que está mais curto e cortar essa medida nos restantes pés. Outra solução é cortar um pequeno pedaço de madeira com as dimensões correctas e fixá-lo à extremidade do pé, com cola de madeira e um parafuso para madeira de cabeça chata, embutido na madeira, para não riscar o chão.

Como resolver o problema dos encaixes soltos:

Se algum dos encaixes de uma mesa ou de uma cadeira estiverem soltos, separe os dois elementos. Depois espalhe cola de madeira nas duas uniões (não necessita de remover a cola antiga). Encaixe novamente os dois elementos e fixe-os com um grampo. Retirar a cola em excesso com um pano humedecido em água. Pode ainda reforçar essa união com parafusos, caso esta não seja visível.

Como remover fungos e vermes de um mobiliário:

Mergulhe cada pé do móvel num recipiente com insecticida. Por capilaridade, o produto vai espalhar-se por todo o móvel. Se necessário, pode acrescentar mais produto. Para um tratamento mais eficaz pode envolver todo o móvel com uma cobertura de plástico. Pode ainda optar por outro tipo de tratamento, mais rápido, que consiste em espalhar o produto insecticida e fungicida com uma escova. As superfícies mais pequenas podem ser vaporizadas com ajuda de um pequeno tubo fixado num aerossol, directamente nos buracos, ou através de uma seringa.

 

Artigo: dicascaseiras.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *