Casa limpa e organizada

Costumo ouvir dizer em vários sítios que a cozinha é o coração de uma casa. Por esta razão a cozinha deve ser cuidada e tratada com muito zelo e carinho. E é a pensar em si que criei esse artigo, com intenção de deixar-vos dicas úteis como limpar e organizar a sua cozinha.

A verdade é que quanto mais sujamos, mais temos que limpar, não é? A limpeza na cozinha é de máxima importância para a saúde. É nela onde vão servir-se os alimentos e é nela onde nos vamos alimentar. Para não termos tanto trabalho só para limpar a cozinha, temos que pensar da seguinte forma: “Quanto menos sujarmos, menos teremos que limpar”. Vamos às dicas?

 

Como organizar-se na cozinha:

Quando você preparar as suas refeições, mantenha em suas mãos um pano húmido e algumas gotas de detergente líquido. Limpe tudo o que sujar: o frigorífico, as portas de armários e até a tampa do forno. Quando preparar uma refeição, prepare em primeiro lugar os ingredientes que serão usados na sua receita. Se for carne, por exemplo, tempere e coloque no frigorífico e deixe a pia/banca limpa.

Ao descascar os legumes, jogue imediatamente as cascas no lixo, para não dar aquele aspecto feio de sujeira na pia/banca. N0o caso dos temperos, condimentos e molhos, coloque tudo dentro de vasilhas pequenas ou dentro do armário. No caso de óleo e vinagre coloque-os numa bandeja.

 

Use somente os utensílios que são precisos:

Use somente as panelas necessárias, lembrando-se que depois terá de lavá-las. Procure usar sempre as mesmas panelas. Por exemplo, se cozinhar legumes, remova-os e aproveite a mesma panela para refogá-los. No caso da frigideira, após a usar, passe uma esponja limpa e use-a novamente. Lembre-se sempre que a sua cozinha deve estar limpa, por isso use comente as travessas, pratos e talheres que serão usados na receita.

 

Como limpar o fogão:

Uma dica útil para seu fogão é que quando os queimadores de gás estiverem ainda quentes, poderá colocar algumas gotas de limão, esfregando-os com uma esponja de aço. Também pode verificar se os queimadores estão desentupidos, usando um palito de madeira.

 

Como limpar o exterior do fogão:

Use um pano húmido com álcool para remover manchas de água e em seguida com sabão ou detergente líquido, secando bem no final.

Como limpar o forno:

Evite limpar o seu forno com produtos abrasivos, sprays ou qualquer produto que tenha soda cáustica, pois esta é tóxica e pode estragar a parte interna do forno, tal como prejudicar a sua saúde. Para limpar seu forno opte por passar um pano húmido. Passe várias vezes até o pano sair limpo. Se o seu forno tiver com cheiro de queimado, coloque gotas de limão sobre a superfície ou um pouco de vinagre branco.

 

Como limpar a pia ou lava-louças:

Na pia (ou lava-louças), mantenha o ralo sempre protegido para evitar entupimentos. Para a limpeza diária, use uma esponja com detergente líquido. Coloque no canto, uma bacia com água e detergente líquido para colocar os talheres que serão usados na refeição. Todos os talheres, facas e vasilhas devem ser lavadas imediatamente após o uso.

Como limpar o chão da cozinha:

Se você tiver um aspirador de pó, utilize-o na cozinha sempre que cair alguma coisa no chão, evitando assim que se pise e fique novamente sujo. Se não tiver aspirador, varra bem com uma vassoura, retirando todos os resíduos. Depois com um pano húmido e umas gotas de detergente, passe pelo chão, repetindo o processo várias vezes se for necessário. O chão deve estar sempre limpo e asseado e com estas dicas terá sempre menos trabalho para limpar a sua cozinha.

Dicas importantes:

Diminuir fogo, logo economizará seu gás.

Sempre que tiver em seu fogão uma panela com água a ferver, principalmente uma panela de pressão, diminua o fogo, pois o tempo de cozimento será o mesmo e ainda vai economizar gás.

Como prevenir acidentes na cozinha:

Se a sua frigideira com óleo ou gordura pegar fogo, jogue um pano húmido por cima, mas nunca jogue água.

Como proteger seus filhos no fogão:

Tenham atenção com os cabos das panelas, pois devem ficar sempre voltadas para dentro do fogão, isso faz com que evite a curiosidade das crianças em querer chegar perto das panelas, evitando assim graves acidentes.

Artigo: dicascaseiras.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *