Aprenda a fazer detergentes e tira-gorduras naturais

No artigo de hoje vamos ensinar a fazer os seus próprios detergentes e desengordurantes, usando produtos naturais, poupando assim o ambiente e a sua carteira.

Os produtos de limpeza que compramos no supermercado são constituídos por substâncias altamente poluidoras das águas. Eventualmente, todos estes produtos acabam por chegar aos mares e rios através dos nossos sistemas de esgotos, pondo assim em risco o meio ambiente. De forma a evitarmos estes danos na Natureza, e também para pouparmos algum dinheiro, podemos criar os nossos próprios detergentes em casa.

Vários produtos que possuímos em casa são bons desengordurantes e ótimos produtos de limpeza naturais, que não prejudicam o meio ambiente. Siga as nossas receitas e comece hoje mesmo a contribuir para a saúde do nosso planeta e da sua carteira.

Limpa-fornos

O forno é uma zona difícil de limpar pois contém salpicos de gordura estorricada. Para limpar o forno dilua bicarbonato de sódio em água quente e de seguida, esfregue gentilmente com uma esponja de aço. Se mesmo assim a gordura custar a sair, aplique uma fina camada de bicarbonato de sódio sobre as zonas sujas e deixe atuar durante a noite. Depois, enxague com água e retire a sujidade com uma esponja.

Superfícies gordurosas

Para criar um desengordurante potente faça uma solução com: 30g de bicarbonato de sódio, 125ml de vinagre branco ou vinagre de alcoól, 1 colher de chá de sabão líquido natural para a loiça, 5 litros de água quente e 5 gotas de óleo essencial de limão. Coloque a solução num frasco pulverizador para ser mais fácil a utilização. Pode aplicar este detergente caseiro em bancadas, cerâmicas, azulejos e nos armários da cozinha. Existe uma versão mais simples desta receita em que apenas se mistura vinagre branco ou de maçã com sumo de limão em partes iguais.

Desentupidor de canos

Para desentupir sanitas ou lava-louças dilua meia chávena de bicarbonato de sódio em água a ferver e despeje a solução no ralo. Repita esta operação as vezes necessárias até o cano estar desentupido.

 

Limpar madeiras

Primeiro retire o pó aos móveis com um pano seco ou um espanador. De seguida, aplique esta receita para deixar as madeiras sedosas e a brilhar. Prepare uma solução com o sumo de 5 limões e 10 gotas de azeite. Se achar a solução muito forte, dilua-a lentamente em água até atingir a concentração desejada. O limão vai dar um cheirinho ótimo aos móveis enquanto que o azeite dará um aspeto encerado à madeira.

Lava-louças

Para lavar a louça, dissolva num litro de água, 3 colheres de sabão de coco ralado e meia chávena de vinagre branco. Mexa até conseguir uma solução homogénea. Utiliza este detergente natural sempre que lavar a louça. Para facilitar a lavagem, retire sempre os restos de comida e passe os pratos por água antes de aplicar o detergente caseiro.

 

Disfarça-cheiros para o frigorífico

Para minimizar os cheiros maus do frigorífico, coloque no seu interior um pedaço de carvão vegetal. O carvão vai absorver todos os cheiros de comida.

Lava-roupa

Desfaça um sabonete puro com um ralador ou uma picadora e coloque-o numa panela para ir ao lume. Cubra o sabonete desfeito com água e deixe aquecer em lume brando, mexendo até o sabonete se dissolver completamente. Aqueça separadamente 9 litros de água e deite-os para um balde ou recipiente grande. Junte o sabonete dissolvido a este balde e mexa bem. Adicione a esta solução meio copo de borato de sódio e um copo de carbonato de sódio (atenção, não é bicarbonato) e mexa bem. Deixe arrefecer até a mistura ficar com uma textura de gel. Adicione um copo da mistura a cada lavagem de roupa.

Artigo: dicascaseiras.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *