Cuidados a ter com o bambu da sorte

img_20816_apa_21548_600

Gostaria de decorar a sua casa com bambu?

Trata-se de uma planta verde muito bonita que pode ter no interior da sua casa sem problema e que servirá para dar mais luminosidade e vida ao espaço. Neste artigo de umComo vamos falar mais concretamente do bambu da sorte, por isso também pode aproveitar para atrair boas energias.

O que é o bambu da sorte?
O bambu da sorte não é exatamente um bambu, é um membro da família das liliáceas e cresce nas selvas tropicais localizadas em partes da Ásia. Passou a ser uma planta de interior muito popular, por isso não deverá ter problemas em encontrá-la em lojas de jardinagem, supermercados ou grandes lojas de construção que vendam plantas.

Trata-se de uma planta muito fácil de cultivar e cuidar no interior de casa, sem precisar de terra para vasos; só precisa ter a quantidade suficiente de água para crescer bem. Além disso, saiba que pode crescer tanto com luz natural como em espaços que contam com luz artificial.

Como escolher um bom bambu da sorte

O bambu da sorte vem em forma de caule, e para determinar qual está saudável e comprar sem problema, é conveniente prestar atenção a alguns aspectos como os que explicamos de seguida:

  • Tanto a água como a planta devem ter um cheiro fresco. Se tiverem um cheiro estranho ou desagradável, não compre.
  • Procure um caule firme e raízes brancas saudáveis; as manchas de cor preta ou marrom nas pontas não são boas.
  • Escolha um caule com folhas verdes e brilhantes.
  • É possível que note a presença de uma cera na extremidade do corte do caule, isto é para evitar que o fungo penetre no mesmo e ajude a que a planta prospere.
  • Se desejar uma planta curvada (alguns acham que a sorte é mais “forte” se a planta estiver curvada), o melhor é comprar com as curvas já marcadas, já que leva muito tempo “treinar” a planta para crescer desta forma.
  • Estas plantas podem chegar a ser muito caras porque o crescimento é mais elaborado. Você tem sempre a opção de fazer crescer o seu próprio bambu da sorte curvo mas precisará de paciência e muito tempo para isso. Mais à frente neste artigo explicamos a você uma técnica para o conseguir.
  • Lembre-se que o bambu que comprar não crescerá em altura, ele ficará igual. O que crescerá são os brotos que se desenvolvem nos lados da planta.

Como plantar um bambu da sorte

  • Para plantar um bambu da sorte corretamente, primeiro pegue no caule e lave-o junto com as raízes. Procure qualquer sinal de deterioração e, se encontrar, corte-o; retire também as folhas amarelas que possa ter.
  • Encha o recipiente onde deseja fazer a planta crescer com pedras, pelo menos 5 centímetros de profundidade. O recipiente pode ser qualquer coisa, desde um copo, uma jarra, um delicado vaso de flores ou um frasco decorativo.
  • Coloque o caule no mesmo e fixe nas pedras de apoio adicionando água destilada à temperatura ambiente (por volta de cerca de 3 centímetros de profundidade). Se desejar, pode plantar vários caules juntos em um recipiente.

Se em vez de usar água destilada preferir água da torneira, é importante deixá-la repousar por pelo menos 24 horas antes de entrar em contato com os caules. Desta forma eliminará o cloro, o flúor e outros minerais que podem acabar danificando o bambu.

Vasos para o bambu da sorte
Os recipientes de vidro transparente são muito populares porque é possível ver as pedras e a água doce. No entanto, a luz direta favorece o crescimento de algas na água, portanto, se escolher um recipiente deste tipo deverá prestar muita atenção e trocar a água de forma regular.

Se, por outro lado, preferir trocar a água com menos frequência, então escolha um vaso colorido. A desvantagem disso é que não será capaz de ver as pedras ou controlar a qualidade e a quantidade de água com a mesma facilidade.

Talvez queira plantar o bambu da sorte em um vaso com terra, mas para isso precisa de uma boa drenagem para ajudá-lo a se manter saudável. Use uma mistura de areia, turfa e terra (em partes iguais) e mantenha a terra úmida; deverá plantar o caule a pelo menos 5 cm de profundidade. Certifique-se de ter alguns buracos de drenagem no vaso, assim como fragmentos de cerâmica ou pedras sob a terra para garantir uma boa drenagem. Aconselhamos prevenir a putrefacção da raiz permitindo que a parte superior da terra seque entre cada irrigação.

Para cuidar do bambu da sorte é fundamental que realize as seguintes instruções:

  • Dê ao bambu água fresca e limpa de forma regular para prevenir o crescimento de bactérias.
    Troque a água todas as semanas; alguns sugerem que faça inclusive a troca duas vezes por semana.
  • Controle o estado da água: se ficar escura ou turva ou se começar a cheirar mal, sabe que é definitivamente hora de trocar.
  • Quando trocar a água, verifique o estado das raízes da planta e corte qualquer uma que estiver começando a ficar ruim. Lave o recipiente e as pedras também, mantenha o mesmo nível de água cada vez que encher o mesmo.
  • Dê ao seu bambu da sorte um “prémio” de vez em quando pulverizando água destilada, isso ajudará a que as folhas não ressequem muito, além de simular o seu habitat natural.
  • A cada dois meses aproximadamente pode alimentar a planta com um fertilizante suave.

Como transplantar o bambu da sorte
Esta planta transplanta-se muito facilmente, pegue simplesmente um corte que tenha pelo menos uma folha e coloque em uma xícara de água destilada. As novas raízes devem aparecer após algumas semanas. Enquanto espera, certifique-se de trocar a água com frequência para mantê-la limpa.

Quando as raízes tiverem aparecido e o corte parecer saudável, coloque no recipiente com os caules de outras plantas seguindo as instruções anteriores.
Como fazer com que um bambu cresça curvado
Esta planta cresce para cima e fazê-la crescer curvada é algo que requer paciência e uma certa habilidade.

A planta, de forma natural, cresce em direção à luz, por isso o truque consiste em expor a planta à luz em uma só direção. Mantenha a planta no recipiente que tem usado e selecione uma caixa suficientemente grande como para cobrir a planta e dar um pouco de espaço a ela para o crescimento. Corte a parte inferior e um lado da caixa, depois coloque a caixa sobre a planta; ela cobrirá a luz do bambu exceto do lado que cortou.

A posição da abertura da caixa deve estar de frente para a luz; após algum tempo a planta começará a crescer nessa direção (formando uma curva). Quando observar a curva, gire a caixa 2 centímetros pois a planta se ajustará e crescerá com uma curva mais pronunciada.

É possível que demore até um ano para conseguir a forma curvada ou inclusive mais tempo; isso explica por que os bambus curvados são tão caros.
Por que se considera que traz sorte?
O bambu da sorte é associado à prática do Feng Shui porque a planta é muito resistente e simboliza a boa saúde. Considera-se que traz mais sorte quando é recebida como presente.

Em função dos caules que a planta tiver, é estabelecido que serve para atrair a sorte em determinados aspectos da vida. Pode dar uma olhada na seguinte guia:

1 caule: vida simples.
2 caules: amor, sorte dupla.
3 caules: felicidade, boa sorte, longevidade.
4 caules: prevenir a doença.
5 caules: riqueza, saúde, criatividade, entusiasmo.
6 caules: saúde, felicidade, harmonia.
7 caules: saúde.
8 caules: crescimento, riqueza, prosperidade, abundância, sucesso nos negócios.
9 caules: boa fortuna, mais sorte.
10 caules: a perfeição completa.
21 caules: poderosas bênçãos.

Conselhos para resolver problemas

 

  • Se as folhas ficarem amarelas: tire as folhas antes de que se estendam ao resto da planta. Pode ser um problema de muita luz ou, se estiver usando água da torneira, altere para água destilada. Evite usar muito fertilizante.
  • Se as bordas das folhas forem de cor marrom: o ar é muito seco ou a água não filtra o suficiente; também pode estar sendo provocado por um excesso de fertilizante.
  • Se o caule ficar amarelo: causado por um excesso de fertilizante. Tire o caule do vaso ou recipiente se crescer com outros caules e deixe que cresça por si mesmo por um tempo.
  • Devolva o caule junto aos outros se recuperar a sua saúde; isso é para evitar afetar os outros caso um deles esteja morrendo.
  • Se os caules estiverem muito moles ou marrons: significa que o caule está apodrecendo, retire do recipiente de imediato e troque a água. Pode tentar salvar a parte superior do caule cortando-a.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *