Aprenda a usar materiais usados e a dar vida a novos objetos


O que é reutilizar?

Reutilizar significa usar um produto mais do que uma vez, sem que este sofra qualquer tipo de alteração complexa, ainda que possa depois ter uma nova função. Existem dois tipos de reutilização: a industrial e a doméstica, ou seja, o reaproveitamento de produtos que tem em casa. Pode contribuir para a reutilização industrial reciclando, uma vez que os materiais terão um novo uso depois de reciclados.

 

Porque hei-de reutilizar?

A reutilização é uma forma de redução, porque os objectos são usados durante mais tempo antes de serem deitados fora, o que poupa energia e matérias-primas. Além disso, está a economizar.

 

Que materiais posso utilizar?

Praticamente todo o tipo de materiais pode ser reutilizado. Apenas tem de garantir as boas condições dos materiais que vai usar. No caso de embalagens, garrafas de vidro e latas é apenas necessário lavá-las.

 

 

Que tipo de objectos posso fazer?

Existem muitas formas de reutilizar objectos utilitários ou decorativos, tudo depende da criatividade e das necessidades de cada um. Seguem-se alguns exemplos:

  • Caixas para guardar bijutaria (ou outros): utilize caixas de bombons vazias e decore-as a gosto;
  • Porta-lápis: use latas de refrigerantes só tem cortar o topo e forrar com papel decorativo;
  • Caixas para revistas (ou outros objectos): recorra a caixas de sapatos ou de bolachas e forre com papel de embrulho ou autocolante;
  • Quadro de recados: use uma velha bandeja (tem de ser magnética), pode forrar a parte de cima com papel autocolante e usar ímanes para prender os recados;
  • Organizador de pequenos objectos (clips, botões, etc):  reaproveite formas de gelo antigas;
  • Organizador de gavetas (material de escritório): a partir de uma caixa de ovos aberta basta pintar com uma cor ou decorar a gosto;
  • Papel para rascunho ou para impressão: reutilize as folhas que normalmente vão para o lixo e/ou que só estão escritas de um dos lados;
  • Bloco de notas: com folhas de papel reciclado pode usar galhos naturais e lianas para fazer os furos e prender as folhas umas às outras. Depois basta decorar com flores, ervas, etc.
  • Vasos: utilize frascos de iogurte em vidro, por exemplo;
  • Bijutaria: há muitas ideias para se fazer colares por exemplo, com massinhas, botões, etc.;
  • Roupa: transforme umas calças em calções ou modifique um vestido antigo;
  • Malas: pode utilizar tecidos que sobram ou roupas velhas que já não usa. Depois é só acrescentar alguns acessórios coloridos.

 

 

O que fazer com o resto?

– Ofereça brinquedos ou roupa que já não utiliza a entidades de caridade, vizinhos, etc.

– Reencha  tinteiros de impressora;

– Recorra às pilhas recarregáveis;

– Prefira todo o tipo de produtos não descartáveis, utilizando mais do que uma vez;

– Coloque as garrafas de vidro usadas no vasilhame para futuro reenchimento;

– Prefira as recargas (quando é possível);

– Ofereça materiais que já não utiliza a sucatas ou ferros-velhos. Assim, dá a oportunidade a outros de reutilizarem, além de que reduz  a produção de resíduos e o gasto de energia que implica o tratamento do lixo.

Procure em casa e vai ver que encontra objectos que já não utiliza e que aparentemente são inúteis, mas que podem ser tansformados em algo completamente diferente e funcional. Basta apenas usar a imaginação.

Artigo: dicascaseiras.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *